quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pontos fortes de um grande vendedor

Neste vídeo, estou ensinando como criar um blog, tenha atenção e comece a fazer o seu. Não tenha medo se não sair perfeito, pois provavelmente não sairá.

O vídeo pode ser longo, mas vale apenas ver todo.

Após anos trabalhando com vendas venho analisando, ou melhor, observando os vários colegas que tive na caminhada, e claro, vendo também meu próprio perfil. Aprendemos a buscar sempre o vendedor ideal para o cliente. Mas e o vendedor ideal para sua empresa? Qual é?
Empresários/empreendedores temos que ver o tipo de vendedor que queremos ofertando nossos negócios. Vejo aí apenas três tipos básicos: o vendedor de preços, o tirador de pedidos e o vendedor de valores. Com certeza um destes existe em sua empresa, ou quem sabe você mesmo seja um dos perfis apresentados.

 
Vendedor de preços: este é o que ta sempre dando descontos, para ele tudo resume-se e é a única forma de agradar o cliente. Constantemente não é nem preciso pedir o desconto, ele já vai logo se prontificando de dar. É típico dele falar assim: "bem senhor, esta camisa tem valor de 90 reais, mas como o senhor vai pagar à vista eu lhe darei 15% de uma promoção especial para o senhor". Ele não faz isso uma vez por dias, são varias vezes, todos os clientes tem que receber um desconto. Se multiplicar este desconto por 10 vendas já são R$ 130,00 tirados do lucro da loja. Os clientes geralmente gostam deste tipo de vendedor, mas e sua empresa, como que fica no final do mês? Se sua empresa em um único vendedor der R$ 130,00 por dia de desconto, ao final de trinta dias este mesmo vendedor vai ter tirado de sua loja R$ 3.900,00. É muito dinheiro. Então repense e veja se na sua empresa tem um vendedor de preço. Ou se você é um vendedor, repense sua postura frente aos clientes. Você vende preço?
_Vendedor tirador de pedidos. Este nunca argumenta nada, pode é não da desconto, mas também não sabe transmitir uma mensagem ao cliente. O único trabalho que ele pensa que tem que fazer é esperar o cliente falar: "vou levar". Aí então ele vai tirar o pedido. Este definitivamente não dá. Ele ainda é pior que o primeiro. Pois o primeiro ao menus vende embora para tudo dê a margem de desconto permitida. Você como vendedor ou empresário, o cliente quando entra na sua loja ele vai pergunta, perguntar, perguntar. Se você se der ao trabalho de apenas responder secamente as pergungas, ou limitar-se ao que o cliente falar, ele sempre irá embora. É isso que fazem todos, perguntam e vão embora. Seu trabalho ao perceber o minimo de interesse do cliente por determinado produto é deixar o cliente encantado com o objeto de desejo dele. Se você é ou tem tiradores de pedidos em sua loja, muito atenção, você esta deixando de ganhar dinheiro com este perfil em seus negócios.
_Vendedor de valores: este sim, é o homem/mulher para você ter em sua empresa. Ele fala, argumenta, sugere e ao perceber o minimo de interesse que o cliente tem em determinado item já começa a explorar as principais qualidades do produto com o intuito de deixar o cliente encantado, fascinado. Este é o verdadeiro vendedor. Ele não se limitar ao que o cliente pergunta e nem anda oferecendo descontos ao "deus dará". Faz diferente, ao demostrar valores de um produto ou marca e deixar o cliente encantado então é só partir para o fechamento da venda. Detalhe: o cliente encantado com os valores transmitidos nem lembrará de pedir 10%.
Portanto, atenção, muita atenção em quem você vai contratar. Um vendedor de valores pode levar os lucros da sua empresa as alturas e ainda deixar os clientes super satisfeitos.
Abraço e $ucesso a todos.

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