Para melhor suportar as ações de melhoria do desempenho da área de
Recursos Humanos é relevante recapitularmos alguns fatos sobre a análise
da força de trabalho no Brasil:
Sabemos que com a abundância da oferta por profissionais, os candidatos
agora fazem seu próprio recrutamento e seleção de empresas e migram com
maior frequencia em busca de novos desafios. Diariamente há a formação
de um mix cultural, onde é necessário adequar uma cultura organizacional
comum.
Com relação à composição da força de trabalho no Brasil frisamos 3
perspectivas: usufruímos do chamado bônus demográfico, onde a população
economicamente ativa supera largamente a de dependentes, compostas por
idosos e crianças, estamos vivenciando as 4 principais gerações
trabalhando em conjunto e observamos a longevidade dos trabalhadores
onde a expectativa média de vida, em 2009, foi calculada como sendo de
73.17 anos, segundo o IBGE.
A consolidação desses fatos traz a necessidade de interpretar como
melhor atrair, engajar e reter pessoas. Afinal a empresa precisa ouvir a
percepção dos funcionários antes de atrair novas pessoas? A resposta é
sim, não só de seus funcionários, como concorrentes e mercado para
adequar seu posicionamento.
Uma alternativa que tem o objetivo de consolidar quais são os atributos
percebidos pelos funcionários como valores que uma organização oferece à
sua força de trabalho é a análise: "Proposição de Valor do Empregado",
também conhecida pela sigla EVP – Employee Value Preposition, que é
constituída por em média 6 atributos:
Recompensa e Reconhecimento: remuneração, benefícios, aposentadoria, avaliação de desempenho;
Oportunidades: oportunidades de desenvolvimento e evolução na carreira, meritocracia, estabilidade organizacional;
Posições de trabalho: posições desafiadoras de trabalho, autonomia,
natureza das atividades a serem desempenhadas, status associado à
posição;
Cultura e Organização: imagem da empresa, responsabilidade social e para com o meio ambiente, ética, diversidade;
Relações humanas: cooperação, amizade, trabalho em equipe, estilo de
liderança e gerenciamento de talentos, e
Ambiente de trabalho: balanço entre a vida pessoal e profissional,
instalações adequadas, ferramentas de trabalho e suporte oferecidos e
ambiente cordial.
Os atributos selecionados pela empresa para compor um questionário
abrangente que traga subsídio para criação da Estratégia de Gestão de
Talentos é o ponto de partida para consolidar as diferentes visões da
força de trabalho e atuar com ações combinadas para atrair, engajar e
reter pessoas.
Samantha Dutra é executiva da Accenture do Brasil, onde desenvolve a prática de Gestão de Talentos. Contato: samantha.s.dutra@accenture.com
Fonte em http://www.artigonal.com
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